Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

24/04/2024 - 18:30:00

Reunião Pública na Câmara de Londrina debate novo Plano Nacional de Educação

email
1

Uma reunião pública sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE) foi realizada pela Câmara Municipal de Londrina (CML) na tarde desta quarta-feira (24), sob a coordenação da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Paradesporto e Lazer. Professores, estudantes e representantes de escolas confessionais e de movimentos expressaram preocupação com restrições que o PNE pode trazer à autonomia curricular das instituições no ensino, especialmente as de valores cristãos. O evento ocorreu na Sala das Sessões do Legislativo.

O novo PNE trará diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no país entre os anos de 2024 e 2034. Com a proximidade do término da vigência do plano atual (2014-2024), iniciaram-se as discussões para a elaboração do novo documento. O plano vem sendo discutido desde 2023 em conferências estaduais e municipais de Educação, que culminaram na etapa nacional, realizada em janeiro de 2024, quando o texto final foi consolidado e entregue ao Ministério da Educação. O documento dará origem a um projeto de lei a ser enviado ao Congresso Nacional.

“É preciso atentar para a importância do respeito da autonomia dos entes federados, dos modelos de escola que temos hoje, para a escolha dos métodos de ensino nas escolas privadas, escolas cívico-militares, no ensino domiciliar e nas escolas confessionais. […] É de grande importância a garantia do direito à educação, porém, é preciso respeitar as diferentes propostas de ensino já consolidadas que atendem as proposições de ensino de qualidade”, defendeu a vereadora Profª Sonia Gimenez (PSB), presidente da Comissão de Educação. Além dela, o grupo é integrado pelos vereadores Mestre Madureira (PP) e Matheus Thum (PP).

Coordenador nacional do Movimento Legislação e Vida, Hermes Rodrigues Nery afirmou que o texto do PNE, com determinação de implantação de um Sistema Nacional de Educação (SNE), pode minar o senso crítico e impor ideologias, com a perda de autonomia curricular nas escolas e a uniformização do ensino obrigatório. Jean Marie Lambert, doutor em Ciências Políticas e Mestre em Direito Internacional, levantou questões sobre o que considera ser uma imposição ideológica na educação, com uma fragilização das ideias do cristianismo, destacando a falta de pluralismo durante as conferências de educação. Para Inez Augusto Borges, fundadora da Associação Nacional de Defesa e Apoio aos Pais na Educação dos Filhos (Andapef), a educação proposta para os próximos dez anos é um projeto de poder que destruirá o futuro do Brasil.

Segundo a gestora educacional do Colégio Mãe de Deus, Rosa Maria Ruthes, há o temor de que o Sistema Nacional de Educação centralize o controle da educação, com perda de autonomia curricular das instituições privadas e confessionais. “Isso poderia limitar sua capacidade de integrar ensinamentos religiosos ou valores morais e cristãos específicos dentro do currículo, que são fundamentais para sua identidade e missão educacional”, disse. 

Convidado para a reunião, o presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina, João Marcos Machuca de Lima, afirmou que levará as questões levantadas pelos participantes para a próxima reunião do colegiado. Segundo Lima, Londrina tem seu Sistema Municipal de Educação, o que dá mais autonomia aos gestores locais, que atuam em função das necessidades e dos objetivos específicos de sua região. “Londrina possui um sistema próprio de educação há 21 anos. É a autonomia que nosso município tem para gerir sua educação. Essa autonomia nos garantiu sermos o primeiro município do pais a normatizar o ensino remoto durante a pandemia”, disse.

A reunião pública foi transmitida pelo Youtube e Facebook da Câmara Municipal, onde os vídeos continuam disponíveis.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6.229PR 
 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.