26/11/2019 - 18:12:00

Ippul apresentará soluções para mobilidade de Londrina

A segunda audiência pública da Prefeitura para apresentar e ouvir a população sobre o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do município (PlanMob Londrina) será realizada nesta quarta-feira (27), às 19 horas, no auditório Ouro do Sindicato do Comércio Varejista (Sincoval), sob coordenação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Contratado com recursos repassados pela Câmara Municipal de Londrina (CML) ao Executivo, o PlanMob é uma exigência da lei federal nº 12.587/2012 (Política Nacional de Mobilidade Urbana) para municípios com mais de 20 mil habitantes e deve trazer medidas de integração entre os diferentes modos de transporte e para melhorar a acessibilidade no município. Em fase final de elaboração, o projeto do PlanMob será posteriormente enviado à CML para análise e deliberação dos vereadores.

Em 2017, lei de iniciativa da Mesa Executiva do Legislativo à época (lei nº 12.623/2017) autorizou a liberação de R$ 3,6 milhões do Fundo Especial da Câmara (FEC) para custeio das despesas decorrentes da elaboração do PlanMob. "A Câmara tem esse Fundo Especial, destinado prioritariamente para a reforma de seu prédio, mas os vereadores entenderam a necessidade do Executivo de elaborar esse plano de mobilidade. O plano é fundamental porque hoje temos várias dificuldades de mobilidade, tanto no trânsito de automóveis quanto no de pedestres. A cidade chegou a um patamar em que precisa ser revista. Esse plano vai trazer uma atualização do que a cidade é hoje e do que necessita", afirma o vereador Ailton Nantes (PP), presidente da Câmara.

O PlanMob foi elaborado pela empresa de consultoria em transportes Logit, de São Paulo, com base na Pesquisa Origem Destino de 2019. Em uma primeira audiência pública, realizada no dia 26 de outubro, o Executivo apresentou à população o diagnóstico da mobilidade em Londrina. Entre outras informações, o levantamento da empresa Logit mostrou que, dos 823 mil deslocamentos realizados diariamente pelos londrinenses, apenas 19% ocorrem por meio de transporte coletivo; enquanto 24% são viagens não motorizadas (bicicleta e a pé) e 57% acontecem com transporte individual (2% por meio de táxis e aplicativos e 55% com carros ou motos). Ainda segundo a pesquisa, a população de baixa renda possui menor mobilidade e uma das causas é o "crescimento espraiado da cidade, que tornou o atendimento por transporte público complexo, em especial pela população de baixa renda que vive em locais mais afastados".

O Sincoval está localizado na Rua Ana Neri, 300, próximo ao Centro Cívico. A audiência pública é aberta à população, que está convidada a participar das discussões, e não há necessidade de inscrição prévia.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo