A segunda audiência pública
da Prefeitura para apresentar e ouvir a população sobre o Plano de Mobilidade
Urbana Sustentável do município (PlanMob Londrina) será realizada nesta
quarta-feira (27), às 19 horas, no auditório Ouro do Sindicato do Comércio
Varejista (Sincoval), sob coordenação do Instituto de Pesquisa e Planejamento
Urbano de Londrina (Ippul). Contratado com recursos repassados pela Câmara
Municipal de Londrina (CML) ao Executivo, o PlanMob é uma exigência da lei
federal nº 12.587/2012 (Política Nacional de Mobilidade Urbana) para municípios
com mais de 20 mil habitantes e deve trazer medidas de integração entre os
diferentes modos de transporte e para melhorar a acessibilidade no município.
Em fase final de elaboração, o projeto do PlanMob será posteriormente enviado à
CML para análise e deliberação dos vereadores.
Em 2017, lei de iniciativa
da Mesa Executiva do Legislativo à época (lei nº 12.623/2017) autorizou a
liberação de R$ 3,6 milhões do Fundo Especial da Câmara (FEC) para custeio das
despesas decorrentes da elaboração do PlanMob. "A Câmara tem esse Fundo
Especial, destinado prioritariamente para a reforma de seu prédio, mas os
vereadores entenderam a necessidade do Executivo de elaborar esse plano de
mobilidade. O plano é fundamental porque hoje temos várias dificuldades de
mobilidade, tanto no trânsito de automóveis quanto no de pedestres. A cidade
chegou a um patamar em que precisa ser revista. Esse plano vai trazer uma
atualização do que a cidade é hoje e do que necessita", afirma o vereador Ailton
Nantes (PP), presidente da Câmara.
O PlanMob foi elaborado pela
empresa de consultoria em transportes Logit, de São Paulo, com base na Pesquisa
Origem Destino de 2019. Em uma primeira audiência pública, realizada no dia 26
de outubro, o Executivo apresentou à população o diagnóstico da mobilidade em
Londrina. Entre outras informações, o levantamento da empresa Logit mostrou
que, dos 823 mil deslocamentos realizados diariamente pelos londrinenses,
apenas 19% ocorrem por meio de transporte coletivo; enquanto 24% são viagens
não motorizadas (bicicleta e a pé) e 57% acontecem com transporte individual
(2% por meio de táxis e aplicativos e 55% com carros ou motos). Ainda segundo a
pesquisa, a população de baixa renda possui menor mobilidade e uma das causas é
o "crescimento espraiado da cidade, que tornou o atendimento por transporte
público complexo, em especial pela população de baixa renda que vive em locais
mais afastados".
O Sincoval está localizado
na Rua Ana Neri, 300, próximo ao Centro Cívico. A audiência pública é aberta à
população, que está convidada a participar das discussões, e não há necessidade
de inscrição prévia.
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