Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

27/11/2019 - 11:08:00

Eleitos para Câmara Mirim 2020 serão diplomados na Câmara

email
1
Os novos vereadores mirins da Câmara Municipal de Londrina (CML), eleitos para a Legislatura 2020 por meio dos programas Câmara Mirim, do Legislativo Londrinense e Parlamento Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral, serão diplomados nesta quarta-feira (27), às 19h30, em cerimônia oficial no prédio da Câmara de Vereadores (Rua Governador Parigot de Souza, 145). Cerca de 300 convidados devem lotar o prédio da Câmara durante o evento entre participantes e parceiros dos programas, familiares, professores e autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Na mesma solenidade será realizado o lançamento do edital 2020/2021 dos programas que apresenta as regras para a escolha dos representantes da comunidade escolar que exercerão "mandato" ao longo de 2021.


"No Parlamento Jovem, ofertado em parceria com o programa Câmara Mirim, há a simulação de uma eleição. Tivemos todas as etapas de um processo real, com registro de candidatura, campanhas, treinamento de mesários, alistamento de eleitores, votação e apuração. Agora teremos a diplomação, que é o ato solene pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que aquele candidato foi efetivamente eleito e que a eleição foi válida, obedeceu a todo o trâmite legal", explica o juiz Luiz Valério dos Santos, diretor do Fórum Eleitoral de Londrina, responsável do programa Parlamento Jovem no âmbito do município.  

 

Após a diplomação, os alunos tomarão posse de seus cargos na Câmara Municipal de Londrina, em solenidade agendada para o início do próximo ano, no dia 8 de fevereiro de 2020. Eles atuarão como se fossem "vereadores", participando de "sessões" mensais para discutir os problemas da escola e da cidade, além de propor soluções. "A cerimônia de diplomação é um divisor de águas: representa o fim de um processo, marcado pela campanha eleitoral e as eleições. Logo depois teremos o início de outro processo, quando após a posse os eleitos passarão a exercer o papel de representantes da comunidade que os elegeu", afirma o vereador Ailton Nantes (PP), presidente da CML.

 

Representantes – Os 19 vereadores mirins e seus respectivos suplentes foram escolhidos entre 106 candidatos de escolas municipais, estaduais e particulares de Londrina inscritas nos programas Câmara Mirim e Parlamento Jovem. Puderam se candidatar alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 1º ano do ensino médio. Quase 5 mil estudantes participaram da votação, que ocorreu no dia 23 de outubro. Dentre os titulares eleitos, 12 são mulheres (63%) e sete, homens. Já entre os suplentes, sete são do sexo feminino e 12 do masculino.

 

Parceria - Projeto coordenado pela Escola do Legislativo Londrinense, a Câmara Mirim permite que estudantes do ensino fundamental e médio vivenciem a experiência da atividade parlamentar. O "mandato" dura um ano e desde 2018 a escolha dos representantes da comunidade escolar até a cerimônia de Diplomação segue todos os trâmites de uma eleição oficial, por meio de uma parceria da Câmara com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná/Justiça Eleitoral de Londrina que desenvolve o programa Parlamento Jovem.

 

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo

 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.