09/10/2019 - 15:10:00

Famílias do Flores do Campo cadastram animais para castração

Um total de 192 animais de estimação (103 cães e 89 gatos) que vivem no Residencial Flores do Campo (zona Norte), ocupado desde outubro de 2016 por dezenas de famílias, foram cadastrados na manhã desta quarta-feira (9) para que possam ser castrados gratuitamente pelo Município. O registro dos animais foi realizado por servidores da Diretoria de Bem-Estar Animal da Secretaria Municipal de Ambiente, em uma ação organizada pela 4ª Companhia da Polícia Militar (PM) do Paraná com o apoio da vereadora Daniele Ziober (PP), presidente da Comissão de Política e Bem-Estar Animal da Câmara Municipal de Londrina. As cirurgias serão feitas por uma clínica veterinária contratada pela Prefeitura para atender animais de beneficiários do programa Bolsa Família.

Segundo o tenente Emerson Castro, da 4ª Companhia da PM, a ação desta quarta ocorreu a pedido dos próprios moradores da área, após um trabalho de aproximação da PM com os ocupantes do residencial. "Percebemos que havia uma carência da população em várias áreas. Vários órgãos do estado e até municipais estavam ausentes. Para trazer os órgãos públicos até aqui estava faltando segurança, então a segurança foi garantida. A primeira ação que organizamos foi trazer os enfermeiros do posto de saúde até o local. Crianças com vacinas pendentes foram vacinadas aqui mesmo e outras pessoas foram encaminhadas para a unidade de saúde. Mas percebemos durante essa visita que havia uma outra necessidade, relacionada aos animais. Por isso procuramos a vereadora Daniele Ziober", afirmou.

Presente na visita ao residencial, a vereadora explicou que o Município oferece cirurgias gratuitas de castração para animais de famílias de baixa renda e Organizações Não Governamentais de proteção animal. O serviço é oferecido por meio de um contrato firmado no fim de 2015 com a Clinicão e que tem como finalidade controlar a população de cães e gatos na cidade. Desde o início do contrato, foram castrados 2.550 animais. De acordo com Ziober, o pedido de cirurgia deve ser feito pessoalmente na Vigilância Sanitária Municipal (Rua Attílio Otávio Bisatto nº 480), às terças-feiras, das 8h ao meio-dia. "O que estamos fazendo nessa ação é facilitar o cadastro dessas famílias, pela dificuldade que elas têm de comparecer à Vigilância Sanitária. Posteriormente precisaremos de caronas solidárias para levar esses animais cadastrados até a clínica veterinária, com o objetivo de fazer a castração e devolvê-los aos moradores", disse.

Solidariedade - Moradora do Flores do Campo, Ana Tércia, de 39 anos, cuida de seis cachorros e nove gatos. Ela conta que já tentou doar um dos animais, mas ele fugiu e voltou para o residencial. Para Maiara Rodrigues, apesar das dificuldades financeiras, a solidariedade com os animais fala mais alto. "Esses dias eu resgatei dois cachorros que estavam no lixo, amarrados dentro de sacolas plásticas. Não tem como ver um bicho jogado e não fazer nada", disse a moradora.

Na avaliação de Daniele Ziober, o número de castrações ainda é insuficiente diante da necessidade do município, mas a quantidade de cirurgias deve aumentar com a implantação do Castramóvel, trailer equipado para oferecer o serviço e cuja aquisição foi autorizada pela lei nº 12.782/2018, de autoria da vereadora. Ainda de acordo com ela, a Prefeitura está concluindo os trâmites para lançar o edital de contratação das clínicas que realizarão as consultas e cirurgias na unidade móvel de atendimento.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327  Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo