31/07/2019 - 15:41:00

Câmara e Justiça Eleitoral lançam edital da Câmara Mirim nesta quinta

Ao lado do presidente da Câmara Municipal de Londrina, vereador Ailton Nantes (PP), e do juiz Luiz Valério dos Santos, da 146ª Zona Eleitoral de Londrina, anfitriões do evento, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Gilberto Ferreira, e o corregedor do órgão, desembargador Tito Campos de Paula, participarão na manhã desta quinta-feira (1º de agosto) da solenidade de lançamento do edital 2019/2020 dos programas Câmara Mirim, da Câmara Municipal de Londrina (CML), e Parlamento Jovem, do TRE-PR.

Também confirmaram presença na cerimônia a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes; e o diretor da Escola Judiciária do TRE-PR, Carlos Alberto Costa Ritzmann; além de uma representante do Núcleo Regional de Educação. Pela Câmara, além do presidente da Casa, estarão presentes os vereadores Amauri Cardoso (PSDB) e Tio Douglas (PTB), que integram o Conselho Deliberativo da Escola do Legislativo. O evento será às 10 horas, no prédio do Fórum Eleitoral da cidade (Rua Gov. Parigot de Souza, 231) e marca o início das atividades parlamentares do segundo semestre deste ano.

Edital 2019/2020 - Após o lançamento oficial do edital 2019/2020 que estará disponível no endereço eletrônico www.cml.pr.gov.br , as inscrições para os projetos Parlamento Jovem e Câmara Mirim poderão ser feitas no período de 5 a 30 de agosto, tanto por escolas públicas como por instituições privadas. A iniciativa é voltada a estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio. O processo de escolha dos vereadores mirins é orientado e dirigido pela Justiça Eleitoral. Os estudantes das escolas inscritas conhecem as regras eleitorais e participam de todas as etapas que resultam na escolha de um representante da comunidade escolar. Depois de eleitos e empossados, os vereadores e vereadoras mirins recebem treinamento e participam durante o período de um ano de sessões ordinárias na Câmara de Vereadores, oportunidade em que conhecem o processo legislativo.

A Câmara Mirim foi instituída pelo Legislativo Municipal em 2017. Após a eleição da 1ª Legislatura, a Câmara de Vereadores associou-se ao programa Parlamento Jovem, da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR, que passou a coordenar o processo de escolha dos jovens vereadores e vereadoras. Desde 2018 a parceria permite que os estudantes entendam não apenas o processo legislativo como também as regras eleitorais e os procedimentos para a eleição dos agentes políticos. Em 2018 participaram do programa 18 escolas públicas e privadas. Neste ano, são sete instituições. Todas foram convidadas a participar do evento desta quinta.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo