A Prefeitura de Londrina pretende
lançar em outubro edital de licitação para contratar um sistema de alarmes
monitorados a serem instalados nas instituições municipais de ensino, com o
objetivo de diminuir os casos de vandalismo e furtos nesses espaços. A
informação foi divulgada na sessão ordinária desta terça-feira (13) pelo
vereador Amauri Cardoso (PSDB), presidente da Comissão de Educação, Cultura e
Desporto da Câmara. De acordo com o parlamentar, o acompanhamento dos alarmes
será feito pela Guarda Municipal, que destinará quatro novas viaturas para
atender às ocorrências.
As informações foram
repassadas ao vereador durante reunião no Legislativo sobre "segurança
patrimonial nas escolas", realizada na última sexta-feira (9) pelas comissões
de Educação; de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização; e de Segurança
Pública. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Defesa
Social, Pedro Ramos, e de Júnior de Jesus, diretor da Secretaria Municipal de
Educação. Também participou o vereador José Roque Neto (PL), presidente da
Comissão de Administração. "O Executivo está dando uma resposta até que enfim.
Afinal, são mais de R$ 400 mil em prejuízos anualmente com vandalismo e furtos
em prédios e espaços públicos. Neste ano, só na Educação, os prejuízos
materiais alcançaram cerca de R$ 50 mil", afirmou Cardoso a jornalistas.
Em entrevista à equipe de
jornalismo da Câmara, o secretário municipal de Defesa Social, coronel Pedro
Ramos, informou que a licitação contemplará todas as 127 instituições
municipais de ensino, entre escolas e centros municipais de educação infantil.
Em uma segunda etapa, serão incluídos no projeto outros prédios públicos,
totalizando 287 espaços monitorados por alarmes. A estimativa é de um custo
total de aproximadamente R$ 1,3 milhão. "Vamos começar pelos estabelecimentos
de ensino porque há o recesso escolar, quando a escola fica dois ou três meses
fechada e se torna mais vulnerável. Esperamos que o certame esteja concluído em
novembro para monitorarmos as instituições durante as férias", explicou.
Segundo ele, as secretarias de Defesa Social e de Obras estão realizando um
mapeamento das unidades escolares, que indicará quantos alarmes serão
necessários e em que locais deverão ser instalados.
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