Londrina ganha Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue


Criada pela Lei Municipal 12.037/2014, por iniciativa do vereador Tio Douglas (PTB), a Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue tem por objetivo incentivar as pessoas a doarem sangue com regularidade. De acordo com a legislação sancionada pelo Executivo em abril do ano passado, a Quinzena Municipal deve ser realizada anualmente, nas duas primeiras semanas do mês de junho.

A primeira edição da Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue será realizada este ano, numa promoção do Governo do Estado por meio do Hemocentro Regional de Londrina, integrante do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), com apoio da Prefeitura de Londrina e Câmara de Vereadores. A iniciativa tem ainda como parceiros universidades públicas e privadas; entidades do Sistema S (Sest/Senat, Senai, Sesi, Senac e Sesc); Sercomtel; Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Londrina - BPW Londrina; Conselho da Mulher Empresária e Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).

Segundo dados do Hemocentro Regional de Londrina, com sede ao lado do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), hoje são coletadas mensalmente 1.200 bolsas de sangue, que abastecem quatro hospitais públicos em Londrina e outros 14 na região. De acordo com o diretor médico do Hemocentro, Fausto Trigo, para que 100% dos leitos públicos sejam cobertos por estoque de sangue, é preciso triplicar o número de doações.

O hematologista alerta que a ideia, com a realização da Quinzena Municipal, não é um chamamento para que todos doem sangue neste momento, mas sim que pensem na importância de doar com regularidade. “Seria ótimo, por exemplo, se as pessoas fizessem a doação de sangue uma vez por ano, no mês do seu aniversário”, afirma Trigo, lembrando que segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,3% da população doa sangue repetidamente.

Atualmente o Hemocentro Regional de Londrina é referência no atendimento a pacientes portadores de coagulopatias hereditárias e dá suporte às unidades de coleta e transfusão das cidades de Cornélio Procópio e Jacarezinho. As coletas no Hemocentro Regional de Londrina, anexo ao HU, são realizadas de segunda a sexta-feira das 13h às 18h30 e aos sábados das 8h às 17h30. A 1ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue contará com várias atividades em escolas, panfletagens, apresentação de espetáculo e blitze educativas em ruas e outros espaços públicos. Confira a programação completa da Quinzena no link abaixo.

Material da Campanha


Aqui você pode acessar todo o material utilizado na Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue.
Fique à vontade para utilizá-la nas Redes Sociais e em seu site.




Vídeo Institucional



Arquivo em mp4

Áudio Rede Hemepar



Arquivo em mp3

Vídeo Rede Hemepar



Arquivo em mp4











HEMOCENTRO REGIONAL DE LONDRINA
ao lado do Hospital Universitário (HU)

Hemocentro do HU - Londrina PR

R. Claudio Donizete Cavallieri, 156 - Jardim Aruba, Londrina - PR
Horário de atendimento:
Segunda à sexta das 13 às 18h30 e aos sábados das 8 às 17h30.
Mais informações pelos fones (43) 3371-2218 e 3371-2465
ou pelo email: hemocentrohu@uel.br