14/11/2019 - 18:43:00

Lojistas participam de 9ª edição do selo “Arma não é brinquedo”

Iniciativa dos integrantes da Mesa Executiva do Legislativo, no próximo dia 21, a Câmara de Vereadores promove juntamente com a Prefeitura de Londrina,  pelo 9º ano consecutivo, a cerimônia de entrega a lojistas da cidade do selo "Arma não é brinquedo... dê abraços! Lei Municipal nº 9.188/2003", campanha realizada por meio de parceria entre o poder público, o comércio local e entidades da sociedade civil para incentivar a cultura da paz. O evento, que este ano integra a programação da 2ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa, será realizado às 14h30, no início da sessão ordinária, e deverá contar com a presença de 45 lojistas que optaram por não vender armas de brinquedo.

Além dos comerciantes que receberão a certificação durante a cerimônia, foram convidados os representantes das secretarias municipais de Fazenda e de Educação, do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando, do 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), Polícia Civil, Guarda Municipal, Vara da Infância e da Juventude, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), escolas municipais além de outras entidades da sociedade civil. Atualmente 80 lojistas - considerando as certificações deste ano – participam da campanha na cidade.

De acordo com a lei 9.188/2003 – que colocou Londrina na vanguarda do movimento pela não-violência e inspirou os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal a criarem legislações semelhantes – o selo pode ser utilizado pelas empresas em seus materiais de publicidade e tem validade de dois anos. A entrega deve ser realizada durante cerimônia na Câmara Municipal, sempre na quinta-feira em que se comemora o "Dia Internacional do Protesto Contra os Brinquedos de Guerra".

Papel educativo - Além de uma placa que permite ao consumidor identificar o estabelecimento participante deste movimento pela paz, os lojistas receberão um certificado fornecido pela Secretaria Municipal de Fazenda e um CD contendo o arquivo digital da logomarca da campanha, que poderá ser utilizada, pelo período de dois anos, em todo o material publicitário da empresa. "Os lojistas tornam-se, desta forma, parceiros da cidade neste movimento pela paz. Eles assumem um papel educativo, ajudando a combater a ideia de que a resolução de conflitos se dá por meios bélicos", defende o diretor do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e gestor administrativo do Movimento Pela Paz e Não-Violência (Londrina Pazeando), Luiz Claudio Galhardi.

Conheça as empresas certificadas em 2019.