25/10/2019 - 21:48:00

Plano de Mobilidade vai gerar mudanças no sistema viário

Contratado com recursos repassados pela Câmara de Vereadores à prefeitura, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do município (PlanMob Londrina) começa a ganhar forma e identidade. Uma síntese dos principais aspectos que devem embasar o Plano foi apresentada na sessão desta quinta-feira (24) pela arquiteta Denise Ziober, diretora de Trânsito do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) e pelo engenheiro Thiago Affonso Meira, gerente da Logit Engenharia. Além do PlanMob que deverá ser finalizado ainda este ano, o contrato com a empresa prevê a entrega de dois outros produtos até março de 2020: estudo específico da área Central de Londrina e a revisão para adequação da rede de transporte coletivo.

Considerado um dos instrumentos essenciais no processo de planejamento urbano, o Plano de Mobilidade é uma exigência da lei federal nº 12.587/2012 (Política Nacional de Mobilidade Urbana) e pré-requisito, segundo Denise Ziober, para que o Município possa pleitear recursos destinados a investimentos na área. Ainda de acordo com a diretora do Ippul, o Brasil é signatário de acordos internacionais que defendem atenção prioritária para o transporte público e não-motorizado, tendo em vista a questão ambiental. "O objetivo do plano é melhorar a mobilidade, encurtar distâncias e por isso ele (PlanMob) tem íntima relação com as leis de Uso e Ocupação do Solo e do Sistema Viário", informou Ziober adiantando que as novas diretrizes deverão impactar em mudanças na legislação vigente. E concluiu: "Nosso compromisso técnico é entregar o Plano de Mobilidade até dezembro para que vocês (vereadores) iniciem as discussões".

Diagnóstico – Contrariando uma tendência mundial para a melhoria da mobilidade e apresentando uma realidade diferente de cidades do mesmo porte, as estatísticas apuradas pela empresa Logit mostram uma realidade difícil para o transporte público em Londrina. Dos 823 mil deslocamentos realizados diariamente pelos londrinenses, apenas 19% ocorrem por meio de transporte coletivo; 24% são viagens não motorizadas (bicicleta e a pé) e 57% realizadas com transporte individual (2% por meio de táxis e aplicativos e 55% com carros ou motos). Os dados informam ainda que a população de baixa renda possui menor mobilidade e constata como uma das causas o "crescimento espraiado da cidade que tornou o atendimento por transporte público complexo, em especial pela população de baixa renda que vive em locais mais afastados".

As pesquisas também permitiram identificar diversos pontos de gargalo para o transporte privado; as oportunidades das ciclovias; as limitações impostas pelo relevo natural da cidade e o impacto do envelhecimento da população nos deslocamentos futuros. O diagnóstico tem como base a Pesquisa Origem Destino realizada em 2019, que reuniu dados de mais de 21 mil entrevistados com informações sobre a quantidade e os motivos dos deslocamentos (trabalho, lazer, estudo ou outro), além de horários de maior demanda pelo transporte. Foram visitados ainda mais de 11 mil domicílios, para se chegar a uma amostra válida de 5 mil residências.

O gerente da Logit, Thiago Meira, informou que concluída a realização das entrevistas, a fase agora é de diagnóstico e prognóstico, seguida da apresentação do Plano de Mobilidade e posteriormente dos projetos específicos. A empresa trabalha com o planejamento para o horizonte de 20 anos. "Nosso objetivo, além de apresentar possíveis soluções é capacitar outros profissionais para resolver eventuais problemas de mobilidade de acordo com as diretrizes estabelecidas no PlanMob", disse Meira.

Recursos - Em 2017, lei de autoria da Mesa Executiva do Legislativo (lei nº 12.623/2017) autorizou a liberação de R$ 3,6 milhões do Fundo Especial da Câmara (FEC) para custeio das despesas decorrentes da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Londrina.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo