Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

09/10/2019 - 18:00:00

Município deverá ser indenizado por cultivo em área pública

email
1
Uma semana após a primeira reunião realizada na Câmara Municipal de Londrina pela Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização para cobrar providências em relação à exploração agrícola ilegal de terreno público na zona Oeste da cidade, os vereadores José Roque Neto (PL) e Vilson Bittencourt (PSB) discutiram nesta tarde com o procurador-geral do Município, João Luiz Esteves, e com o secretário de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, as medidas já adotadas pela Administração Municipal. Os representantes do Executivo informaram que o produtor Leonardo Nishimura foi notificado para não plantar mais na área, que será destinada à instalação da Cidade Industrial de Londrina (Cilon), e que está disposto a ressarcir o Município com parte dos lucros obtidos desde 2015.


"Há uma boa chance de resolvermos o problema administrativamente, sem necessidade de uma medida judicial", informou Cavazotti, esclarecendo que será feito um levantamento dos valores devidos aos cofres públicos pelo cultivo de 37 alqueires (a área total é de 46,58 alqueires) nas três últimas safras. A pedido do vereador Vilson Bittencourt, assim que forem definidos os débitos e a forma de pagamento, a Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização deverá ser informada.


"Nossa expectativa era mesmo que fossem tomadas medidas para recuperar uma possível evasão de recursos públicos, algo em torno de R$ 500 mil. Ao final deste processo, teremos cumprido nosso papel de fiscalização", informou Bittencourt, que em agosto deste ano fez um Pedido de Informação ao Executivo questionando a existência de contrato de locação, arrendamento ou qualquer outra modalidade de permissão para o cultivo do terreno e qual o valor arrecadado com os consecutivos plantios nos últimos cinco anos. Em resposta, a Secretaria Municipal de Gestão Pública informou na época não ter conhecimento do plantio, tampouco localizou a existência de qualquer autorização para a atividade, comprometendo-se a tomar as providências legais necessárias.


A Comissão de Administração, composta também pelo vereador Amauri Cardoso (PSDB), deverá indicar ao Executivo providências no sentido de melhorar a estrutura de fiscalização, para evitar situações semelhantes à registrada no terreno destinado à Cidade Industrial, e cobrar a instalação de placas informativas em terrenos públicos pertencentes à Prefeitura.


Histórico - Localizada na zona urbana de Londrina, a área que vinha sendo plantada com soja e trigo já pertenceu à Companhia de Habitação (Cohab) e foi arrendada a Nishimura entre 2012 e 2015, ano em que o imóvel foi desapropriado e transferido ao Município de Londrina para a instalação da Cidade Industrial. Embora informado à época da impossibilidade de continuar mantendo a exploração agrícola do terreno, o produtor manteve a atividade nos últimos anos.



CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo


Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.