04/10/2019 - 10:48:00

Câmara promove nesta sexta (4), primeira solenidade de outubro

A Câmara Municipal de Londrina realiza hoje (4), a primeira das cinco solenidades programadas para o mês de  em outubro e destinadas a entrega de honrarias a pessoas e instituições que se destacaram por sua história de vida ou pelo trabalho prestado à comunidade londrinense. Ao longo do mês será feita a entrega de dois títulos de Cidadão Honorário, a Sérgio Maeoka, fundador da rede de farmácias Nissei, e ao tabelião Moacir Veras. Além disso, receberão o Diploma de Reconhecimento Público: a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina, a Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Aintec-UEL) e o Palhaço Pirulito.

A primeira solenidade será realizada nesta sexta-feira, às 20 horas, para homenagear o empresário Sérgio Maeoka, que receberá do vereador Jairo Tamura (PL), o Título de Cidadão Honorário por meio da lei nº 12.882/2019. Na justificativa da matéria, Tamura conta que aos 14 anos o homenageado já atuava no ramo farmacêutico como entregador de medicamentos em Apucarana. Aos 18, foi promovido a atendente de balcão e posteriormente acabou transferido para Curitiba com a incumbência de cuidar da filial da empresa, na qual permaneceu até 1986, ano em que a farmácia fechou. Como parte da rescisão contratual, Maeoka recebeu um ponto comercial na Praça Tiradentes, na região central da capital, e conseguiu adquirir fundos para abrir um novo negócio. Nascia, então, a Nissei.

A primeira unidade da rede surgiu em 1986. Com o acerto e com a venda de um Chevette, Maeoka montou uma pequena farmácia, de 40 metros quadrados, na capital. O segundo estabelecimento da Nissei foi aberto em 1991 e desde então o negócio só cresceu. A empresa chegou a Londrina em 2007, com a inauguração de sua 68ª loja. Atualmente há cerca de 250 unidades da Nissei, espalhadas pelo Paraná, Santa Catarina e interior de São Paulo.

Diplomas – A entrega do Diploma de Reconhecimento Público à Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina (AEA Londrina) será no dia 12 (sábado), durante evento promovido pela entidade em sua sede. A homenagem ocorre por meio do requerimento nº 161/2019, do vereador Jairo Tamura. Criada em 28 de junho de 1969, a AEA Londrina teve como primeiro grande projeto a implementação de uma parceria com o jornal Folha de Londrina para o lançamento da Folha Rural, o suplemento agrícola do veículo. Lançado em dezembro daquele mesmo ano, o material era editado pela própria associação. Ao longo desses anos, a AEA Londrina também participou ativamente de diversos movimentos importantes, como o que culminou na transformação da monocultura cafeeira existente na região de Londrina em uma agricultura diversificada e tecnológica e a mobilização para a criação, em 1972, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Na semana seguinte, no dia 17 (quinta), às 14h30, durante a sessão ordinária do Legislativo, outra instituição receberá do Diploma de Reconhecimento Público: a Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec). Criada em 2008, a Aintec tem como objetivo identificar, proteger e transferir as inovações geradas na Universidade Estadual de Londrina para a sociedade e o mercado, além de atender às demandas tecnológicas da instituição de ensino. O diploma será entregue por meio do requerimento nº 300/2018, do vereador Eduardo Tominaga (DEM).

As homenagens prosseguem no dia 18 (sexta), às 20 horas, com a entrega do o título de Cidadão Honorário ao tabelião Moacir Veras por iniciativa do vereador Péricles Deliberador (PSC), autor da lei nº 12.844/2019. Conforme a justificativa da matéria, o homenageado chegou a Londrina aos 5 anos de idade, em 1945, e permaneceu no município até a conclusão do ensino médio. De 1958 a 1968 residiu em Paranavaí, cidade onde exerceu o ofício de tabelião de notas, mantendo em Londrina a empresa Jucon Máquinas (para serrarias e marcenaria), de sua propriedade. Em 1968 regressou a Londrina, onde formou-se em Direito. No ano de 1984, iniciou o ofício de agente delegado do 2º Tabelionato de Protesto.

A última homenagem de outubro será realizada no dia 31 (quinta), às 14h30, com a entrega do Diploma de Reconhecimento Público ao Palhaço Pirulito, pseudônimo profissional de João Francisco dos Santos. O homenageado nasceu em Maringá em 1968 e aos 8 anos de idade migrou, sozinho, para Londrina, onde passou a realizar serviços de flanelinha e cuidador de carros perto da Catedral Metropolitana. Dormia embaixo da marquise da igreja ou em casas abandonadas. Após oito meses nessas condições, reencontrou um padrinho, Francisco Amaral, proprietário de um pequeno circo que fazia apresentações pelo interior de São Paulo, e com ele foi trabalhar. Por ser alto e magro, recebeu o pseudônimo de "Palhaço Pirulito". De volta a Londrina, passou a realizar apresentações teatrais em creches e entidades assistenciais. A homenagem será feita por meio do requerimento nº 39/2019, do vereador Vilson Bittencourt (PSB).

Legislação - A lei municipal 11.538/2012 estabelece que o Município de Londrina poderá homenagear pessoas físicas ou jurídicas por meio da concessão dos títulos de Cidadão Honorário de Londrina, Cidadão Benemérito, Medalha Ouro Verde e Diploma de Reconhecimento Público. As entregas das honrarias têm transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal da Câmara no Youtube.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo