Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo
Boletins Web Mail Intranet

Notícias

05/09/2019 - 18:26:00

Fórum e Câmara divulgam inscritos em projetos de educação política

email
1
Dezenove escolas de Londrina, públicas e particulares, participarão da edição 2019/2020 dos programas Parlamento Jovem e Câmara Mirim, ofertados, respectivamente, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR)  e pela Câmara Municipal de Londrina. As inscrições para os programas, desenvolvidos em conjunto pelas duas instituições, foram encerradas no dia 30 de agosto. Criada em 2017 pelo Legislativo, a Câmara Mirim permite que estudantes de ensino fundamental e médio atuem como se fossem vereadores. O "mandato" dura um ano e desde 2018 a escolha dos alunos é feita pela comunidade escolar seguindo os mesmos trâmites de uma eleição oficial, por meio do programa Parlamento Jovem, coordenado pela Justiça Eleitoral de Londrina. 

 

Das instituições de ensino participantes, cinco são estaduais, seis são municipais e oito são particulares. Em outubro, cada uma delas elegerá entre seus estudantes um vereador mirim e um suplente, que assumirá o lugar do titular quando este não puder comparecer. Ao longo de 2020, os alunos simularão atividades parlamentares em "sessões ordinárias" realizadas na Câmara de Londrina para debater problemas da comunidade escolar e da cidade, e decidir sobre possíveis soluções. De acordo com informações do presidente da Câmara, vereador Ailton Nantes (PP), a primeira etapa é o processo eleitoral. Posteriormente os eleitos vão tomar posse no Legislativo e durante todo o ano de 2020 terão um cronograma de atividades.  As iniciativas são voltadas a alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio.

Processo eleitoral – Na próxima sexta-feira (13), professores das instituições de ensino passarão por capacitação da Justiça Eleitoral, para ajudarem a executar o processo eleitoral em suas escolas. Posteriormente, o programa Parlamento Jovem será apresentado em sala de aula e os alunos poderão se filiar a um dos cinco partidos fictícios criados pela Justiça Eleitoral. "Temos cinco partidos, cada um com um foco específico: PVS (Partido Vida e Saúde); PLRD (Partido Liberdade, Respeito e Dignidade); Pelice (Partido Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar), PEC (Partido Educação e Cultura) e o PSPCV (Partido Segurança Pública e Combate à Violência). A escolha do candidato da sigla é feita por convenções partidárias em sala de aula. Depois, os candidatos fazem campanhas eleitorais nas escolas, nos mesmos parâmetros de uma campanha oficial", explica o juiz Luiz Valério dos Santos, titular da 146ª Zona Eleitoral, em Londrina.

As eleições ocorrerão nas escolas no dia 23 de outubro e a Justiça Eleitoral fornecerá todos os materiais necessários, desde títulos de eleitor fictícios até urnas eletrônicas com as fotos e informações dos candidatos. Os próprios estudantes atuarão como mesários, após passarem por treinamento. A apuração será feita pela Justiça Eleitoral, que publicará o resultado no dia 25 de outubro e diplomará os 19 eleitos, mesmo número de vereadores que compõem a Câmara de Londrina. A cerimônia de Diplomação será realizada no dia 27 de novembro, no Fórum Eleitoral de Londrina. Já a solenidade de posse dos vereadores mirins e o início da 3ª Legislatura da Câmara Mirim será no dia 8 de fevereiro de 2020, na sala de sessões do Legislativo.

Conheça as escolas participantes dos programas Parlamento Jovem/ Câmara Mirim, edição 2019/2020: 

Colégio Estadual Machado de Assis

Colégio Estadual Marcelino Champagnat

Colégio Estadual Professora Benedita Rosa Rezende 

Colégio Estadual Professora Vani Ruiz Viessi

Colégio Pontual

Colégio Sesi Internacional Londrina

Colégio Sesi Londrina

Colégio Sigma

Colégio Universitário

Escola Educativa de Londrina

Escola Estadual Monsenhor Josemaria Escrivá

Escola Every

Escola Fase

Escola Municipal Carlos Dietz

Escola Municipal Hikoma Hudihara

Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico

Escola Municipal Melvin Jones

Escola Municipal Professora Jovita Kaiser

Escola Municipal Professora Vilma Rodrigues Romero

*Escola Educacional MAF (escola convidada/excedente ao número de inscrições)

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo

 


Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA
Rua Gov. Parigot de Souza, 145
Caiçaras Londrina / PR - 86015-903
PABX
(43) 3374-1300