08/08/2019 - 19:30:00

“GT do Centro” vai debater situação dos moradores de rua

O aumento e a permanência de moradores em situação de rua, principalmente na região central da cidade, será tema de reunião pública coordenada pela Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente, até o final deste mês. A decisão de ampliar o debate sobre o assunto com os diferentes segmentos envolvidos foi tomada durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Revitalização do Centro Histórico de Londrina, realizada na tarde desta quarta-feira (7) no prédio da Câmara, e coordenada pela comissão do Legislativo.

"Este é um debate que precisa ser enfrentado. Vamos buscar o apoio das demais comissões da Câmara e programar a reunião o mais rápido possível com todos os responsáveis, principalmente as secretarias da prefeitura", disse o presidente do GT, vereador Gerson Araújo (PSDB). A problemática que envolve os moradores em situação de rua no centro de Londrina já havia sido abordada durante audiência pública realizada na Câmara Municipal, em maio deste ano, quando se discutiu a necessidade ações urgentes e permanentes de valorização daquela região da cidade.

Na oportunidade, durante o evento coordenado pela Comissão de Política Urbana a pedido da Associação Concha dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina, foram apresentadas propostas para revitalização dos espaços públicos ocupados pelos moradores, ampliação dos serviços de abrigo 24 horas, reorganização do serviço de "sopão", oferecimento de oportunidades de profissionalização e trabalho, entre outras ideias sugeridas pela comunidade.

Projeto Bosque – Ainda durante o encontro desta quarta-feira, Ana Luiza Muller Moreira, servidora da Diretoria de Projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), apresentou as diretrizes conceituais que deverão nortear os projetos arquitetônicos de revitalização da área conhecida como Bosque Marechal Cândido Rondon. Segundo Ana Muller Moreira, o trabalho desenvolvido pela equipe do IPPUL leva em consideração a pesquisa realizada pelo Instituto para identificar os principais problemas e colher sugestões da comunidade para reurbanização da área. Os projetos arquitetônicos devem ser finalizados ainda este mês.

Criado durante audiência pública do Legislativo, o Grupo de Trabalho de Revitalização do Centro Histórico é composto por vereadores, representantes da prefeitura e da Associação de Moradores do Centro Histórico. O GT se reúne quinzenalmente no prédio da Câmara Municipal, com o objetivo de estudar soluções para diversos problemas que afligem moradores, comerciantes, trabalhadores e  aqueles que freqüentam o centro da cidade.