05/08/2019 - 17:33:00

Legislativo divulga calendário das solenidades do mês de agosto

A Câmara Municipal de Londrina realizará em agosto três sessões solenes para a entrega de honrarias a pessoas e instituições que se destacam pelas suas atitudes e ações, e pelos serviços prestados à comunidade. As cerimônias são realizadas na sala de sessões do Legislativo, sempre a partir das 20 horas, com transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal da Câmara no Youtube.

A primeira solenidade está agendada para o dia 21 (quarta-feira), quando o Grupo Educacional Universitário receberá o Diploma de Reconhecimento Público por iniciativa do vereador Ailton Nantes (PP), autor do Requerimento 4/2019. A honraria será entregue no ano em que o Colégio Universitário completa cinco décadas de atuação na cidade. A instituição foi criada em 1969 por um grupo de 13 professores e estudantes de Medicina, que alugaram três salões na Rua Sergipe, em frente da antiga rodoviária, e passaram a ofertar aulas preparatórias para os vestibulares de Medicina e Odontologia. Em 1973 a instituição começou a oferecer também o ensino médio e, em 1978, o fundamental. Atualmente, conforme o Censo Escolar 2018, o Colégio Universitário conta com aproximadamente 1,6 mil alunos matriculados em todas as etapas da educação básica, da educação infantil ao ensino médio. Além disso, o Grupo Universitário mantém seu curso pré-vestibular.

Já no dia 23 (sexta-feira), a professora e coreógrafa de dança nipo-brasileira Sumiko Murakami receberá o título de Cidadã Honorária de Londrina. A honraria é concedida por meio da lei nº 12.858/2019, de autoria do vereador Eduardo Tominaga (DEM). Murakami nasceu no município de Rancharia, no estado de São Paulo, e iniciou o trabalho artístico aos 17 anos de idade, fazendo teatro amador com um grupo de amigos. Em seguida atuou como locutora de rádio de um programa direcionado aos descendentes de japoneses de Londrina e região e posteriormente foi convidada a participar de um grupo de dança japonesa, no estilo Hana Yagui Ryo, com a professora Mieko Noime. Ao longo dos anos, Murakami promoveu modificações na dança tradicional, que traz movimentos muito contidos e não agradava tanto aos brasileiros. Durante cerca de 50 anos, ensinou mais de 2,5 mil alunos de todas as idades, descendentes e não descendentes de japoneses.

Por fim, no dia 30 (sexta-feira), será entregue o Diploma de Reconhecimento Público a Lélio Takeshi Ehara, por iniciativa do vereador Guilherme Belinati (PP), autor do requerimento (RE nº 96/2019). Nascido em 1959 em Uraí, no Norte Pioneiro do Paraná, Ehara criou os dois filhos com seu trabalho em uma barraca de pastel nas feiras livres da cidade. São cerca de 40 anos de trabalho ininterrupto nas ruas e hoje, ele e a família comercializam 3,5 mil pastéis por semana. Na justificativa do requerimento, o autor ressalta o bom humor do comerciante, que chama a clientela pelos nomes e aos sábados e domingos começa a vender o salgado na madrugada, antes do sol nascer.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo