01/08/2019 - 17:10:00

Evento marca lançamento de edital para eleição de "vereadores mirins"

O edital 2019/2020 dos projetos Câmara Mirim, da Câmara Municipal, e Parlamento Jovem, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), foi lançado na manhã desta quinta-feira (1º), em cerimônia realizada no prédio do Fórum Eleitoral de Londrina com a presença de representantes do Legislativo, Executivo e Judiciário. Os dois projetos, ofertados de forma conjunta pelo segundo ano consecutivo, permitem que estudantes de ensino fundamental e médio participem de processos eleitorais dentro de suas escolas e que os alunos eleitos atuem como se fossem vereadores, discutindo e propondo soluções para os problemas do município em "sessões ordinárias" realizadas na Câmara. As escolas interessadas em participar podem se inscrever no período de 5 a 30 de agosto. Serão selecionadas até 19 instituições de ensino.

A Câmara Mirim foi instituída pelo Legislativo Municipal em 2017. Após a eleição da 1ª Legislatura, a Câmara de Londrina associou-se ao programa Parlamento Jovem, da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR, que passou a coordenar o processo de escolha dos vereadores e das vereadoras mirins. Para a edição 2019/2020, os projetos terão como parceiros a Secretaria Municipal de Educação, o Núcleo Regional de Educação em Londrina e o Sindicato das Escolas Particulares de Londrina (Sinepe). "O objetivo da Câmara com o programa Câmara Mirim é promover a formação política e cidadã de nossas crianças, nossos adolescentes e jovens. Estimulá-los a exporem seus pensamentos sobre os mais universais temas propostos, sem a preocupação de que existam ideias divergentes. Aliás, esse é o propósito, promover o saudável debate entre eles", ressaltou o presidente do Legislativo, vereador Ailton Nantes (PP), anfitrião do evento ao lado do juiz Luiz Valério dos Santos, diretor do Fórum Eleitoral de Londrina.

Para o magistrado, a participação nos projetos Câmara Mirim e Parlamento Jovem ajuda a formar jovens e adultos mais atuantes nos processos de decisão sobre os rumos do município. "Em uma jornada em que muito se assemelha a uma eleição real e, num segundo momento, a um processo legislativo real, os estudantes são estimulados a se interessarem pela agenda sociopolítica do município. Muitas vocações são despertadas por meio de ações de estímulo que começam nas escolas. Assim é que são descobertos grandes talentos em todas as áreas do conhecimento, como cientistas, músicos, atletas. Quem sabe, a partir desses dois projetos que são lançados hoje, não se descubram grandes líderes políticos?", questionou. Também presente à cerimônia, o presidente do TRE-PR, desembargador Gilberto Ferreira, ressaltou que as iniciativas ajudam os participantes a terem consciência de que somente os próprios cidadãos e seus representantes podem promover mudanças importantes no mundo. "A partir de nossas escolhas é que podemos fazer um mundo diferente, em que não possamos atribuir a Deus as fraquezas que são nossas", disse.

A solenidade realizada nesta quinta-feira contou ainda com a participação do corregedor do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula; do diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR, Carlos Alberto Costa Ritzmann; do chefe de gabinete do prefeito Marcelo Belinati (PP), Tadeu Felismino; da presidente do Sinepe, Maria Antônia Fantaussi; e de representantes da Secretaria Municipal de Educação e do Núcleo Regional de Educação do Paraná (NRE). Participaram ainda os vereadores Tio Douglas (PTB), que integra o Conselho Deliberativo da Escola do Legislativo; Eduardo Tominaga (DEM) e Péricles Deliberador (PSC).

Regras – Mais informações sobre as regras para a composição da Câmara Mirim 2020 podem ser obtidas pelo site do programa (https://www1.cml.pr.gov.br/cml/site/camaramirim/index.html)

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo