Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

31/07/2019 - 14:13:00

Semana de TDAH será aberta em sessão na Câmara

email
1
Na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores após o recesso parlamentar, nesta quinta-feira (1º), será realizada a abertura oficial da 4ª Semana Municipal da Informação e Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outros Transtornos Neuropsiquiátricos. A cerimônia está marcada para as 14h30 e deverá contar com a presença de representantes das secretarias municipais de Educação e de Saúde, além de entidades que atendem crianças e adolescentes com o transtorno.

Instituída por meio da lei municipal n° 12.398/2016, de autoria do presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, vereador Amauri Cardoso (PSDB), a Semana Municipal de TDAH e outros Transtornos é uma oportunidade de conscientizar e disseminar informações sobre o problema, que atinge, segundo estimativas de especialistas, de 5% a 8% de crianças e adolescentes. De acordo com a lei municipal, o evento deve ser realizado anualmente, na primeira semana de agosto.

"A lei que instituiu uma semana para debater o assunto no município nasceu de uma necessidade percebida no dia a dia da escola. A ideia é proporcionar aos educadores a oportunidade de exporem as dificuldades vividas em sala de aula e conhecerem as estratégias para enfrentarem o problema, incentivando a criação de uma equipe multidisciplinar para diagnosticar, intervir e indicar o tratamento correto à criança", esclarece o vereador Amauri Cardoso.

O parlamentar, que também é professor da rede municipal de ensino, lembra que muitas vezes o comportamento diferenciado de muitos alunos em sala de aula pode ser causado pelo TDAH e gera preconceito, bullying e dificuldade de aprendizagem.  "Daí a importância de o Município contar com uma equipe com diferentes profissionais, capazes de identificar estes casos."

Pais e professores – No próximo dia 5, às 18h30, no auditório da Unicesumar, serão realizadas palestras gratuitas com o neuropediatra Clay Brites, vice-presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI-PR); com o administrador de empresas Yuri Maia, de Brasília, que aborda o tema no programa "Meu TDAH", no Instagram, e no canal "TDAH Descomplicado", do Youtube, e com o relações públicas Saymon Veiga, que mantém o programa "Café com Ritalina" no Instagram e o canal "TDAH para gente grande", do Youtube.

Enquanto Brites vai abordar o tema "Neurologia da aprendizagem para TDAH e outros transtornos neuropsiquiátricos"; Maia vai discorrer sobre "Como as famílias devem encarar o TDAH para que seus filhos deem certo" e Veiga vai falar sobre "As consequências do não diagnóstico na infância e suas problemáticas na fase adulta". O evento será voltado a famílias que tenham filhos com o transtorno e a profissionais da rede municipal de ensino. Para mais informações sobre o evento acesse o link https://doity.com.br/4-semana-municipal-de-conscientizacao-sobre-tdah-e-outros-transtornos-


CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo

 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.