Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

18/01/2021 - 15:19:00

Vereadores e assessores participam de curso de formação

email
1

Começou nesta segunda-feira (18) um curso de formação destinado aos vereadores e assessores, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Londrina (CML) em ambiente remoto. Durante três tardes consecutivas, os participantes irão se aprofundar nos temas de processo legislativo e Regimento Interno da Casa. O curso é ministrado pelas assessoras regimentais da CML, Ana Paula Lopes e Roberta Paiva, e aborda aspectos do trabalho dos parlamentares, especialmente em plenário durante as sessões e as reuniões das comissões.

O presidente da CML, vereador Jairo Tamura (PL), na abertura do evento, destacou a relevância do treinamento para o desempenho da atividade parlamentar. "Este momento é importante porque, através dessa pauta de conhecimento, é possível se fazer um mandato cada vez mais frutífero. Os projetos que estaremos analisando e que, futuramente, se tornarão leis, começam através deste ato de aprendizado na Escola do Legislativo. [...] A gente quer uma Câmara sempre melhor, com projetos bons para cidade e com leis para melhorar a vida da população", afirmou.

Os vereadores da atual legislatura tomaram posse no último dia 1º de janeiro. Dos 19 parlamentares, 11 estão no cargo pela primeira vez, e muitos assessores também são novatos na Casa, o que torna o curso de formação essencial, de acordo com o coordenador da Escola do Legislativo, servidor Jeferson Inácio. "Eles precisam conhecer todo esse processo legislativo, os diferentes tipos de matérias, de proposições e os fundamentos de cada uma, e especificamente pros vereadores, [conhecer] todo o trâmite das sessões, os seus direitos, os deveres e obrigações para que eles possam ter um mandato adequado e sem nenhum tipo de atropelo, principalmente, porque em plenário, a gente tem disputas políticas travadas e isso tem que acontecer dentro de um princípio de ética e de respeito", argumentou.

Outros temas – Na quinta e sexta-feira desta semana (21 e 22), os vereadores e assessores receberão treinamento prático sobre os sistemas de informática da Casa. Atualmente, todas as proposições tramitam de forma virtual, assim como os documentos e pedidos administrativos.

Na segunda-feira da semana que vem (25), o tema será as comissões permanentes. Os participantes vão conhecer as regras e dinâmicas das reuniões. A CML possui 14 comissões permanentes que têm, entre outras funções, analisar e emitir parecer sobre os projetos de lei em tramitação.

Na próxima terça-feira (26), o treinamento será encerrado com uma palestra sobre a importância dos cuidados com a saúde no trabalho em relação à covid-19. Todos os eventos são realizados virtualmente, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Eventos anteriores – Na última sexta-feira (15), os assessores parlamentares tiveram uma tarde de ambientação para conhecer os departamentos da CML e as rotinas administrativas de cada um. Já na primeira semana de dezembro do ano passado, os vereadores eleitos participaram do Curso Verear, que apresentou aos parlamentares os aspectos administrativos da Casa e noções básicas das principais normas que regem a atividade legislativa, como a Lei Orgânica Municipal, o Regimento Interno e o Código de Ética e Decoro Parlamentar. 

Capacitação – A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Londrina foi criada pela resolução n° 116, de 21 de setembro de 2017, e tem entre os objetivos a formação e o aperfeiçoamento dos agentes políticos e servidores públicos, em temas relacionados ao trabalho institucional e parlamentar. O coordenador da Escola, Jeferson Inácio, reafirmou a importância dos treinamentos oferecidos neste começo de mandato. "Nós entendemos que é extremamente essencial a capacitação e ambientação, principalmente no início de uma legislatura, para que possamos ter o máximo de aproveitamento possível nos trabalhos. Entendemos que, desta forma, estamos colocando os novos em contato com as gerências, com os departamentos, com os fluxos administrativos e com o conhecimento específico de cada área. Temos certeza que estamos contribuindo para que este mandato da 18ª legislatura seja um mandato de excelência, assim como esperamos que seja o futuro da nossa cidade", concluiu.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO E-mail: imprensa@cml.pr.gov.br Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.