06/01/2020 - 00:00:00

Quase mil estudantes de Londrina participaram do Programa Escola na Câmara em 2019

Durante o ano de 2019, o programa Escola na Câmara realizou 20 visitas monitoradas ao prédio do Legislativo, com 862 estudantes de 17 escolas de Londrina. Por meio da iniciativa, alunos dos ensinos fundamental (3º a 9º anos) e médio conhecem as funções dos vereadores, aprendem como as leis são criadas, visitam o local onde ocorrem as votações dos projetos e debatem com os próprios parlamentares sobre as atividades do Legislativo e os problemas do bairro ou do município.

Localizada no bairro Ouro Branco, na região sul de Londrina, a Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano participou duas vezes do programa de visitas, com turmas do 4º e do 5º anos do fundamental. Segundo a diretora da instituição, Stefany Diniz Spezzotto, a iniciativa tornou mais significativo o conhecimento repassado pelos professores em sala de aula, onde explicam os direitos e deveres na vida em sociedade e as responsabilidades desempenhadas pelos poderes no município, no estado e no país. "As crianças muitas vezes têm dificuldades em compreender os três poderes e com a visita elas conseguiram visualizar as funções do Legislativo. Ficou muito claro o que acontece na prática", conta a diretora.

Segundo ela, as informações obtidas com as visitas, muitas vezes, são multiplicadas para as famílias. "O programa é importante para que alunos consigam aprender a diferenciar e a entender a relação do prefeito com os vereadores. Muitas vezes as famílias acham que tudo pertence à prefeitura", afirma. A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, Rosângela Almeida Netzel ressaltou que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer tanto a teoria relacionada aos processos legislativos quanto o resultado prático do trabalho dos vereadores, por meio de perguntas relacionadas a problemas do bairro onde a escola está localizada.

O programa - O Escola na Câmara foi lançado oficialmente pela Câmara Municipal de Londrina no dia 21 de maio de 2019. As visitas podem ser agendadas por qualquer instituição de ensino, pública ou privada, e ocorrem nas manhãs de segunda-feira e nas tardes de sexta-feira.

Coordenado pela Assessoria de Comunicação da Câmara de Londrina, o projetoé voltado a estudantes dos ensinos fundamental e médio. Para a visita monitorada foram desenvolvidos dois roteiros, conforme a etapa de escolaridade dos alunos, com os conteúdos programáticos elaborados em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo Regional de Educação do Paraná.

O tour tem duração aproximada de 1h30 e começa no painel histórico instalado no salão de entrada do prédio do Legislativo, onde há fotos de todos os ex-presidentes da casa, das vereadoras que já passaram pela Câmara e de todos os imóveis que já foram sede do Legislativo em Londrina. Depois de conhecerem um pouco da história da Câmara, os estudantes recebem informações sobre a importância da participação popular, as funções de um vereador, a rotina parlamentar e os procedimentos da casa legislativa. Os alunos também conhecem os espaços físicos da Casa e participam de uma conversa com dois vereadores.

Antes do início do projeto, as visitas eram feitas por convites e pedidos avulsos, sem um programa institucional e um roteiro unificado. Com o programa, a ideia é garantir a pertinência dos conteúdos ao que os alunos aprendem na escola. "A participação popular é fundamental na aproximação da comunidade com a Câmara. O desconhecimento ainda é significativo com relação às funções do legislador, e isso confunde o público em eventuais avaliações do trabalho da Câmara", afirma o presidente do Legislativo Municipal, Ailton Nantes.

Os alunos do 6º ao 9º anos da Escola Fase, de Londrina, também participaram do programa. A coordenadora pedagógica Carolina Valentini, explica que a visita foi uma aula prática em que o professor da disciplina de História trabalhou temas como processo legislativo, Revolução Francesa, democracia e Constituição Brasileira. "Foi importante para [os alunos] entenderem as divisões, as relações de composição de uma lei, a estrutura e não só o que é noticiado sobre a função do vereador no senso comum, a importância da existência da Câmara. Viram a história da Câmara no painel de fotos. Analisaram quantas mulheres havia e ficou de concreto uma percepção. Gostei muito do atendimento e das falas. Só tenho a agradecer", conclui Carolina.

O programa Escola na Câmara terá continuidade em 2020. Em breve serão divulgadas informações sobre o agendamento de visitas.