06/11/2019 - 19:30:00

Vereadores mirins visitam prefeitura de Londrina

Para conhecer a dinâmica de trabalho na elaboração do Orçamento do Município, os vereadores que integram Legislatura 2019 da Câmara Mirim visitaram a prefeitura de Londrina na última terça-feira (5), acompanhados do coordenador da Escola do Legislativo da Câmara Municipal, Jeferson Inácio. O grupo foi recebido pela equipe da Diretoria de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia e pelo secretário de Governo, Juarez Tridapalli. A visita deu continuidade ao debate sobre o tema "Orçamento Público" abordado em setembro deste ano, durante as sessões ordinárias da Câmara Mirim no prédio do Legislativo.

A complexa engrenagem da Administração Municipal que reúne pessoas e metodologia na árdua tarefa de elaboração do Orçamento Municipal foi apresentada aos vereadores mirins pelos contadores Darling Genvigir e Marcos Urbaneja e pela economista Eva Passini. Darling explicou aos estudantes que cabe à equipe do setor planejamento da prefeitura definir as prioridades dos gastos de acordo com a legislação vigente e as metas da administração municipal, compatibilizando recursos financeiros disponíveis e as necessidades da população nas diferentes áreas. "Aqui é o centro nervoso da prefeitura. Todas as demandas acabam chegando aqui...", disse a diretora de Orçamento. E completou: "Em épocas de crise econômica no país, a situação é ainda mais complicada porque mais pessoas dependem dos serviços públicos".  Já no gabinete do secretário de governo, os estudantes conversaram com Tridapalli e conheceram as funções do órgão.

Parceria – A Câmara Mirim é um programa de educação política da Câmara Municipal de Londrina que permite aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio vivenciar, na prática, as atividades de um vereador. O "mandato" dura um ano e desde 2018 a escolha dos representantes da comunidade escolar segue os trâmites de uma eleição oficial, por meio de uma parceria da Câmara de Londrina com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná/Justiça Eleitoral de Londrina que desenvolve o programa Parlamento Jovem.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo