17/09/2019 - 16:00:00

Escolha de coordenadores pedagógicos em debate

As atuais regras para a escolha dos coordenadores pedagógicos das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) serão discutidas nesta quarta-feira (18), às 19 horas, na Câmara de Vereadores, durante reunião pública coordenada pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto. A lei nº 12.827, aprovada em dezembro de 2018, prevê que a função de confiança de Coordenação Pedagógica vai vigorar por 24 meses, portanto até dezembro de 2020. Após esta data a função deverá ser exercida por profissionais nomeados por meio de concurso público.

O presidente da Comissão de Educação, vereador Amauri Cardoso (PSDB), explica que o objetivo é saber se os professores concordam com este modelo ou se defendem a manutenção dos critérios de escolha vigentes até então. Neste caso, segundo o parlamentar, poderá ser apresentado um projeto de lei revogando o artigo 7º da lei 12.827, que prevê a realização de concurso. "Hoje os professores que ocupam o cargo de coordenadores pedagógicos estão há pelo menos quatro anos na rede de ensino e conhecem a realidade local. São profissionais que passaram pela prova de títulos e receberam os votos dos demais professores", informa Amauri Cardoso, lembrando que pelas regras ainda vigentes o professor pode assumir a função temporariamente e depois voltar à sala de aula.

Remanescentes - De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura à época da aprovação da nova lei, o último concurso público que contemplou o cargo de supervisor educacional, função similar ao coordenador pedagógico, foi realizado pelo Município em 1994. Dos profissionais aprovados na ocasião, apenas quatro continuavam em exercício no final de 2018. Hoje a lei prevê que as vagas dos cargos transitórios serão extintas à medida que vagarem.

Entre os convidados a participarem da discussão sobre o melhor modelo de escolha dos coordenadores pedagógicos estão a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, e o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv), Marcelo Urbaneja. O debate será realizado na sala de sessões do Legislativo, com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br e pelo canal da Câmara no Youtube.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo