Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

16/09/2019 - 15:29:00

Vereadores visitam áreas públicas que a prefeitura pretende vender

email
1
Na manhã desta segunda-feira (16) os vereadores Júnior Santos Rosa (PSD), Emanoel Gomes (Republicanos) e Tio Douglas (PTB) estiveram em cinco áreas públicas das 16 que o Município pretende alienar a partir do projeto de lei nº 55/2019, que tramita na Câmara na forma do substitutivo nº 1. Os parlamentares participaram da visita como representantes, respectivamente, das comissões de Política Urbana e Meio Ambiente; de Finanças e Orçamento; e de Fiscalização e Acompanhamento de Doação de Bens Públicos. O objetivo das vistorias, que terão continuidade nesta quarta (18) pela manhã, é permitir que os vereadores avaliem a situação dos terrenos antes da votação do projeto. "O que as comissões estão fazendo é verificar se existe um interesse público nessas áreas ou se podem ser destinadas para venda. Só com o início dessas visitas já percebemos que muitas delas foram ocupadas e que precisamos fiscalizar", afirmou o vereador Júnior Santos Rosa, vice-presidente da Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente.

As duas primeiras áreas vistoriadas estão localizadas na Rua Domingos Marroni, no Residencial Loris Sahyn (zona Sul), e formam uma faixa sobre a qual houve o avanço de residências. Cada lote mede aproximadamente 90 metros quadrados e apresenta valor venal de quase R$ 20 mil. A terceira área fica na Rua Júlio César Ribeiro, na região central, e trata-se de uma viela. O lote também foi ocupado por construções que se estenderam sobre a área pública. O quarto terreno, de 278,6 metros quadrados, está localizado no Jardim Maria do Carmo (zona Norte) e é utilizado como garagem por um morador da região, que também tem plantações na área. O quinto e último lote visitado pelos vereadores é o único sem nenhuma construção e totalmente desocupado. Localizado na Avenida Aracy Soares Santos, no Jardim Mônaco (zona Oeste), tem 419,23 metros quadrados. "Aqui havia uma casa, que foi ocupada e começou a gerar problemas. Então a comunidade fez um abaixo-assinado, os moradores saíram e há cerca de dois anos demoliram a residência", conta o comerciante Paulo Antônio dos Santos, proprietário de uma loja de móveis ao lado do terreno.

Tramitação – O PL nº 55/2019 foi protocolado pela prefeitura no fim de abril, mas teve a tramitação interrompida duas vezes a pedido do Executivo. A proposta inclui áreas públicas que possuem de 87,84 a 11.490,65 metros quadrados, localizadas nas diferentes regiões da cidade, mais especificamente nos jardins Bela Suíça, Mônaco, Boa Vista, Burle Marx, Loris Sahyum, Nikko, Colina Verde, Village, Maria do Carmo e Spazio Leopoldina, além das glebas Palhano, Cambé e Três Bocas. No total, os terrenos apresentam valor venal de aproximadamente R$ 12 milhões, recursos que o Município deverá aplicar, de acordo com o projeto de lei, em infraestrutura urbana e obras de equipamentos públicos.

O PL foi enviado para análise da Comissão de Justiça, Legislação e Redação e, posteriormente, para a Comissão de Finanças e Orçamento e para a Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente. A Comissão de Justiça não acolheu o parecer técnico e manifestou-se favoravelmente à tramitação do projeto, com voto em separado dos vereadores Júnior Santos Rosa e Eduardo Tominaga (DEM). Acolhendo parecer técnico, a Comissão de Finanças e Orçamento solicitou manifestação das secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social. Já a Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente solicitou a análise e manifestação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo

 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.