04/12/2019 - 19:36:00

Vereadora comemora lançamento de edital para Castramóvel

A Prefeitura de Londrina lançou edital para contratar empresa especializada na prestação de serviço médico veterinário para castrar e colocar microchips de identificação em cães e gatos, o Castramóvel. O valor máximo da licitação, estipulado pelo município, é de R$ 1 milhão. Instituído pela Lei Municipal 12.782 de 29 de outubro de 2018, de autoria da vereadora Daniele Ziober (PP), o Castramóvel é um serviço público permanente para controle de natalidade de cães e gatos. "É uma situação que está há tempos sem diretrizes de controle em relação à reprodução animal. Tem várias pessoas de baixa renda que não conseguem levar o animal na clínica, nem pagar a castração", explica a parlamentar que também é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais.

Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 16 de dezembro. O preço limite de cada procedimento de castração depende do peso e do sexo do animal. As cirurgias serão realizadas em unidades móveis que serão levadas aos bairros de Londrina. O trailer que servirá como clínica veterinária itinerante já foi comprado pela Prefeitura de Londrina, com investimento de R$ 100 mil reais, fruto de uma emenda parlamentar.

Para solicitar a castração, o dono do animal deve ter renda familiar de até três salários mínimos ou estar cadastrado em programas sociais. Também serão contemplados pelo projeto os cuidadores de animais e as ONGs de proteção animal. Daniele Ziober acredita que a mobilidade do Castramóvel vai favorecer o acesso da população ao serviço. "A gente vai poder parar num assentamento, num bairro carente, e o Castramóvel vai poder ficar uma semana castrando animais domiciliados e semidomiciliados, aqueles que têm dono mas vivem na rua. Isso vai controlar demais a reprodução destes animais", disse a vereadora.

A previsão é que o Castramóvel esteja em atividade até o fim de janeiro. De acordo com Ziober, a intenção é castrar até 30 animais de pequeno porte por dia. Segundo ela, mesmo este ritmo de trabalho não vai resolver toda a demanda pelo serviço na cidade, mas será um avanço, já que atualmente não há um atendimento público para castração de cães e gatos. "Já é um começo. Em um ano vai amortizar bem a situação de Londrina. Porém, ainda há muitos animais. Temos distritos, a parte rural também. Londrina é grande pra todo o serviço ser feito em um ano. A gente vai ver isso a longo prazo".

Ainda de acordo com a vereadora, outras duas emendas parlamentares estão liberadas para a compra de mais dois trailers, no valor total de R$ 270 mil, porém, os veículos só serão adquiridos depois que o primeiro Castramóvel entrar em funcionamento.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Vinícius Frigéri Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo