Atenção. Seu browser não suporta JavaScript!
Acompanhe ao Vivo Cidadania Web Mail Intranet

Notícias

26/11/2020 - 15:00:00

Confira como foram votadas as proposições na sessão desta quinta (26/11)

email
1
Os vereadores e a vereadora reuniram-se na tarde desta quinta-feira (26) para a 70ª sessão remota de 2020, transmitida ao vivo pelos canais da Câmara Municipal de Londrina no YouTube e Facebook. Confira como foram analisadas as propostas:

Institui no Calendário de Comemorações do Município o Dia do Veterano da Segurança Pública (PL nº 95/2020) – Retirado de pauta por duas sessões a pedido do autor. Conforme o projeto de lei, que tramita na forma do substitutivo nº 1 e tem autoria do vereador Péricles Deliberador (PSC), a data será comemorada no dia 11 de novembro. Na justificativa da proposta, o autor afirma que a inclusão do Dia do Veterano no Calendário de Comemorações do Município é uma forma de prestar homenagem a todos os profissionais da reserva (do Exército, da Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, Polícia Federal e Guarda Civil Municipal) que dedicaram uma vida de trabalho à corporação, muitas vezes colocando a própria vida em risco para assegurar a ordem, a paz e o bem da sociedade. A Comissão de Justiça, Legislação e Redação corroborou o parecer da Assessoria Jurídica e manifestou-se favoravelmente ao projeto. A Comissão de Educação, Cultura e Desporto seguiu o entendimento da Assessoria Técnico-Legislativa e votou a favor do projeto na forma do substitutivo n° 1, apresentado pelo próprio colegiado, que altera o nome original (Dia do Veterano Militar e Civil de Londrina) para Dia do Veterano da Segurança Pública. O projeto foi aprovado em 1º turno em 13/10/2020, na forma do substitutivo nº 1. Vencido o prazo regimental, não houve apresentação de emendas antes da segunda votação. 

Proíbe cobrança de tarifa mínima de água pela Sanepar (PL nº 72/2020) - Retirado de pauta por três sessões a pedido do autor – De autoria do vereador Roberto Fú (PDT), o projeto de lei (PL) que seria votado em primeira discussão, acrescenta o artigo 35-A à lei nº 12.399/2016, que autorizou o Executivo Municipal a estabelecer com o governo do Paraná a gestão associada para prestação, planejamento, regulação e fiscalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Londrina. O novo dispositivo trazido pelo PL estabelece que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deverá cobrar unicamente pela água consumida, ficando proibida a fixação e a cobrança de uma taxa mínima de consumo. O PL também proíbe a companhia de efetuar a cobrança pelo tratamento, pela coleta e pela remoção de esgoto sanitário em percentual superior a 40% do valor da tarifa de água (atualmente, a cobrança é de 80%) e obriga a Sanepar a realizar a remoção dos rejeitos das fossas sépticas de todos os usuários não ligados à rede de esgoto. Conforme o projeto, será aplicada multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento das medidas. O projeto é semelhante ao PL nº 204/2018, também de autoria do vereador Roberto Fú e que foi arquivado. 

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação não corroborou o parecer da Assessoria Jurídica da Câmara e manifestou-se favoravelmente ao projeto. A Comissão de Finanças e Orçamento seguiu o parecer da Controladoria do Legislativo e também votou a favor do PL. Em parecer prévio, a Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização e a Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente solicitaram o envio do projeto para análise de diversos órgãos e entidades, entre eles: Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar); Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná; Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) e Federação Estadual das Associações de Moradores do Estado do Paraná (Famopar). 

O Procon-Ld informou que não se opõe à tramitação de projetos benéficos aos consumidores de Londrina, mas destacou que é preciso observar as competências legislativas, bem como as normas constitucionais e infraconstitucionais, conforme apontamentos da Assessoria Jurídica da Câmara. O órgão também sugeriu que seja fixado um limite para as multas, a fim de que não se atinja um valor desarrazoado. A Agepar, entre outras coisas, afirmou existirem estudos que justificam a cobrança da tarifa mínima de água em, ao menos, dois aspectos: contraprestação individual à concessionária pela manutenção da rede de distribuição de água e esgoto e seus custos fixos envolvidos (manutenção das tubulações e infraestrutura necessária para o tratamento e distribuição da água); e como justificativa para a distribuição de água à parcela mais vulnerável da população a preços menores (política denominada de "tarifa social"). Ainda conforme a Agepar, a tarifa mínima é adotada em quase todos os estados do país, sendo exceções as prestadoras de serviço do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e Goiás. A Famopar, por sua vez, afirmou ser favorável ao projeto de lei do vereador Roberto Fú.

A Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente corroborou o parecer técnico e manifestou-se contrariamente ao projeto, com voto em separado do vereador Pastor Gérson Araújo (PSDB), que votou a favor do PL. A Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização corroborou o parecer técnico e manifestou-se contrariamente ao projeto, com voto em separado do vereador Estevão da Zona Sul (PL), que votou a favor do PL. 

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO E-mail: imprensa@cml.pr.gov.br Redação Vinicius Frigeri MTB 7.792PR 

Galeria de Imagens

Enviar Notícia

Câmara Municipal de Londrina
Brasão da Câmara Municipal de Londrina
CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA (sede provisória)
Rua Marselha, 183
Campus Anhanguera/Unopar
Jd. Piza, Londrina/PR
CEP 86041-150
(43) 3374-1300
Expediente: De segunda a sexta, das 13h até as 19h
Sessões Ordinárias: Terças e quintas, a partir das 14h
Emails e Telefones: Acesse aqui.
Contato dos Vereadores: Acesse aqui.