15/08/2019 - 18:27:00

Câmara terá Comissão de Defesa da Pessoa Idosa

Criada no início de agosto pela resolução 125/2019, de autoria do vereador José Roque Neto (PL), a Comissão de Defesa dos Direitos e Bem-Estar da Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Londrina será composta pelos vereadores Roque Neto, como presidente; Eduardo Tominaga (DEM), como vice; e Tio Douglas (PTB), como membro. As indicações foram feitas pelo Colégio de Líderes, conforme determina o Regimento Interno do Legislativo. Com a implantação do grupo, o Legislativo passa a ter 14 comissões permanentes, que estudam os projetos de lei, dando-lhes parecer antes de serem levados à votação em Plenário; recebem queixas de cidadãos e convocam secretários municipais para prestarem esclarecimentos, entre outras atribuições.

Segundo José Roque Neto, a resolução que instituiu a nova comissão prevê uma série de competências, como investigar e denunciar à autoridade competente qualquer tipo de violação ou ameaça aos direitos dos idosos e fiscalizar políticas e programas governamentais relacionados a essa população. "A grande finalidade dessa comissão é tentar cuidar dos idosos que nós temos na cidade de Londrina, que hoje chegam a quase 70 mil. Temos muito acamados que estão sofrendo porque não há ninguém para cuidar deles. Os centros geriátricos particulares são muito caros. O município tem convênios com quatro asilos, mas eles estão superlotados. Além disso, muitos idosos estão sendo maltratados dentro da própria casa, às vezes sendo explorados", afirmou.

Ainda de acordo com Roque Neto, uma das primeiras medidas que a comissão pretende tomar é visitar os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs). Vinculados à Secretaria Municipal do Idoso, os CCIs oferecem atividades nas áreas de cidadania, lazer, cultura, educação, convivência familiar e comunitária. Londrina conta com três centros, nas regiões leste, oeste e norte do município. "Sabemos que há falta de funcionários nesses centros. Vamos verificar a oferta de psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais para os atendimentos", diz.

Envelhecimento – A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera idoso todo indivíduo com 60 anos ou mais. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros acima de 65 anos deverá quadruplicar até o ano de 2060.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo