04/11/2019 - 15:17:00

Câmara divulga homenagens de novembro

A Câmara Municipal de Londrina realiza no mês de novembro duas sessões solenes para a entrega de honrarias. A primeira cerimônia será na próxima sexta-feira (8), às 20 horas, em homenagem ao médico Celso Fernandes Júnior, que receberá o Título de Cidadão Honorário de Londrina por meio da lei nº 12.683/2018, iniciativa do vereador Roberto Fú (PDT). Nascido em Porecatu, Norte do Paraná, Fernandes graduou-se em 1978 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especializando-se em Cirurgia Geral e Urologia. É também urologista formado pela Universidade Central de Barcelona e Doutor em Medicina pela Universidade Central de Barcelona (1984).

Em 1987 o urologista montou o Serviço de Transplante Renal da Santa Casa de Londrina. Nos cerca de 40 anos de profissão, além de ter efetuado mais de 200 transplantes de rins, conviveu e auxiliou no tratamento de muitos pacientes com câncer, durante mais de 15 anos de atuação no Instituto do Câncer de Londrina. A partir dessa experiência, Fernandes fundou, em abril de 2013, o Centro de Apoio ao Paciente com Câncer de Londrina (CAPC), cujo objetivo é dar assistência gratuita a pacientes em tratamento, por meio de apoio psiquiátrico, odontológico, ortopédico, dermatológico, nutricional e jurídico, entre outros.

Pioneirismo - Já no dia 29 de novembro (sexta-feira), também às 20 horas, a Rádio Paiquerê FM de Londrina receberá a Medalha Ouro Verde, honraria concedida por meio da lei nº 12.866/2019, de autoria do vereador Felipe Prochet (PSD). Instituída na manhã do dia 5 de maio de 1979, foi a primeira emissora de frequência modulada (FM) no município de Londrina. Quarenta anos depois a emissora, que opera na frequência 98,9 e é comandada pelo conhecido radialista Ricardo Spinosa, chega a mais de 300 municípios do Norte do Paraná, do Sul de São Paulo e do estado do Mato Grosso do Sul.

Conforme o autor da honraria, além de dedicar-se à programação musical, a Rádio Paiquerê FM desenvolve ações sociais notáveis, como o projeto Pequenos Heróis, que em conjunto com o Centro de Educação Infantil (CEI) Dom Albano e com o Hospital de Câncer de Londrina promove ações recreativas e entrega de presentes para crianças matriculadas no CEI e para pacientes da instituição de saúde.

A entrega das homenagens será realizada na sala de sessões do Legislativo, com transmissão ao vivo pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal da Câmara no Youtube.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo