18/09/2019 - 15:33:00

Câmara finaliza visitas em áreas públicas que poderão ser vendidas

O projeto de lei do Executivo nº 55/2019, que autoriza a venda de 16 áreas públicas para que o Município possa investir em obras e infraestrutura urbana, deverá ser discutido com a comunidade do entorno de alguns terrenos. Relator do projeto na Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara, o vereador Júnior Santos Rosa (PSD) disse que incluirá em seu parecer a recomendação de que o debate seja aprofundado em uma audiência ou reunião pública. Por meio das comissões de Política Urbana; de Finanças e Orçamento e de Fiscalização e Acompanhamento de Doação de Bens Públicos, a Câmara Municipal de Londrina concluiu na manhã desta quarta-feira (18) vistorias em todas as áreas incluídas na proposta.

Nesta quarta os vereadores Júnior Santos Rosa, Emanoel Gomes (Republicanos) e Vilson Bittencourt (PSB) estiveram em 11 terrenos, localizados no distrito de Irerê e em diversas regiões da área urbana de Londrina, como Jardim Burle Marx, Gleba Palhano, Vale do Reno e Parque Colina Verde. Na segunda-feira (16), outras cinco áreas já haviam sido visitadas por parlamentares.

De acordo com o vereador Emanoel Gomes, embora vários terrenos sejam pequenos e provavelmente só interessem aos proprietários das residências limítrofes à área, há lotes que despertam maior interesse comercial. É esse o caso de um terreno na Avenida Waldemar Spranger, no Vale do Reno (zona Sul), com 5.886,32 metros quadrados e valor venal de aproximadamente R$ 2,5 milhões. Outra área que pode trazer uma soma considerável de recursos para a prefeitura tem 11.490,65 metros quadrados e está localizada na Gleba Palhano, ao lado do shopping Catuaí. O terreno tem valor venal de R$ 5.733.125,15.

"É importante que a população, principalmente das localidades, seja avisada e convocada para estar nessa reunião pública, para que possa opinar, pois talvez tenha algum desejo de algo que possa ser feito na área", afirma Gomes. A área localizada nas proximidades do Catuaí, por exemplo, é destinada a serviço público local e poderia abrigar um equipamento público. No ano passado, um trabalho de fiscalização nos terminais de transporte público de Londrina, coordenado pela Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente da Câmara, indicou a necessidade de construção de um Terminal de Integração nas imediações do shopping, para atendimento do sistema de transporte coletivo municipal e intermunicipal.

Segundo Júnior Santos Rosa, antes da votação do projeto também será necessário esclarecer as razões que levaram a escolha, pela equipe da prefeitura, dos 16 terrenos. "Vamos questionar o Executivo sobre os procedimentos que foram feitos para selecionar as áreas destinadas à venda, como se deu essa avaliação, para que possamos entender todo o processo", diz.

Tramitação – O PL nº 55/2019 foi protocolado pela prefeitura no fim de abril, mas teve a tramitação interrompida duas vezes a pedido do Executivo. A proposta inclui áreas públicas que possuem de 87,84 a 11.490,65 metros quadrados, localizadas nas diferentes regiões da cidade. No total, os terrenos apresentam valor venal de aproximadamente R$ 12 milhões, recursos que o Município deverá aplicar, de acordo com o projeto de lei, em infraestrutura urbana e obras de equipamentos públicos.

O PL foi enviado para análise da Comissão de Justiça, Legislação e Redação e, posteriormente, para a Comissão de Finanças e Orçamento e para a Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente. A Comissão de Justiça não acolheu o parecer técnico e manifestou-se favoravelmente à tramitação do projeto, com voto em separado dos vereadores Júnior Santos Rosa e Eduardo Tominaga (DEM). Acolhendo parecer técnico, a Comissão de Finanças e Orçamento solicitou manifestação das secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social. Já a Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente solicitou a análise e manifestação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul). Apenas depois de receber os pareceres definitivos pelas duas comissões temáticas é que a proposta do Executivo será votada em plenário.

CÂMARA MUNICIPAL DE LONDRINA ASCOM JORNALISMO Fones (43) 3374-1326 e 3374-1327 Redação Marcela Campos MTB 6229PR Fotografia DP Torrecillas Fotojornalismo